Tertúlia - Museu Nacional Resistência e Liberdade

03/01/2024

Numa organização em parceria entre o Rotary Clube de Peniche e a Arméria - Movimento de Peniche, será realizada, no dia 18 de Janeiro, pelas 21h, no Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche, a tertúlia "Museu Nacional Resistência e Liberdade... O que podemos esperar?". Este evento terá como convidada a Dr.ª Aida Rechena, Directora do MNRL.

Pretende-se que seja uma sessão de esclarecimento acerca do processo que deu origem à criação do Museu Nacional Resistência e Liberdade em Peniche, de como está a decorrer a sua construção e como estão a ser definidos os conteúdos museológicos; bem como de esclarecimento acerca de algumas dúvidas que permanecem quanto ao funcionamento do Museu e da Fortaleza.

Todos sabemos que o processo de transição de Museu Municipal para Museu Nacional, com a consequente perda do primeiro (sem substituição à vista nem contrapartidas significativas) e o encerramento da Fortaleza não contribuíram para a apropriação pela comunidade local deste projeto nacional. A três meses da reabertura do espaço - e inauguração do MNRL- é importante fazer um ponto de situação e esclarecer a população acerca do futuro funcionamento do espaço.

Parte integrante do Aspiring Geoparque Oeste, onde todos as áreas patrimoniais constituem uma mais valia para a criação de uma identidade / autenticidade local, complementado a riqueza do património natural, o património edificado e o turismo a esse associado podem funcionar de modo sinergético, ficando assim no ar a questão: "O que ganha Peniche e os penicheiros com a instalação do MNRL, um dos 15 Museus Nacionais existentes no país, na sua Fortaleza?"